Equinócio de primavera

Equinócio de primavera

flores-da-primavera

E começou a primavera!!! E neste ano de 2016, ela começou no dia 22 de setembro, as 11h21min (horário que os eXcers adoram!…rs).

Essa mudança de estação, no hemisfério sul, é marcada pelo equinócio de primavera, o que significa que, nesta data, o dia e a noite tem exatamente a mesma duração, de aproximadamente 12 horas cada um.

Isso acontece porque, durante o seu movimento de translação, a terra alcança uma posição na qual a energia solar (ou os raios do sol) atinge o nosso planeta centrada na linha do equador e, assim, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar.equinocioprimav

Em outras palavras, como mostra a figura abaixo, o sol, em seu movimento aparente (como é visto daqui da Terra), cruza o plano celeste que contém a linha do equador. Isso ocorre duas vezes por ano, na mudança do inverno para a primavera e do verão para o outono.

equinocio-w


A partir do equinócio de primavera, os dias começam a ter maior duração em relação à noite, até atingir o ápice no solstício de verão (início do verão), com o dia mais longo do ano.

Apesar de, aqui em São Paulo, termos um clima meio maluco, com cada vez mais frio e calor fora de época, muitas plantas ainda parecem despertar na primavera, retomando o seu crescimento e nos presenteando com muitas flores. Uma ajudazinha também é sempre bem vinda, como adubação que estimule a floração (o famoso NPK 4-14-8) para as floríferas ou apenas de crescimento para as folhagens (NPK 10-10-10), uma poda de limpeza ou, de repente, um vaso maior para aquela plantinha que não tem mais espaço para crescer. Aí é só preparar a câmera para registrar o resultado, como eu fiz com as flores do quadro abaixo, todas lá de casa, com exceção daquelas com a borboleta.

2016-22-9-16-34-51

 

Beijos, e muitas flores!!!

P.S. NPK são os símbolos dos elementos químicos Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), indispensáveis para o crescimento adequado das plantas, e existem comercialmente formulações com variação na proporção de cada elemento da fórmula, levando a produtos para diferentes funções, como as que eu citei no texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.