A árvore dos 40 frutos

A árvore dos 40 frutos

Como ter um pomar no quintal se você só tem espaço para plantar uma única árvore? Com o maravilhoso projeto de Sam Van Aken isso já não é mais impossível.

Professor de escultura (isso mesmo, de escultura!!!) na Universidade de Syracuse, no estado americano de New York, Sam iniciou, em 2008, o projeto botânico-artístico chamado de “Tree of  40 fruit“, que nada mais é do que uma única árvore frutífera que produz simultaneamente quarenta tipos de frutas diferentes. As frutas escolhidas foram as chamadas frutas de caroço do gênero Prunus, como ameixas, damascos, pêssegos, nectarinas, cerejas e amêndoas em diferentes variedades.

A ideia surgiu depois que ele adquiriu um antigo pomar que ia ser desativado por falta de fundos na Estação Experimental Agrícola do Estado de New York. Neste local, que já abrigava diversas espécies frutíferas (algumas nativas) com mais de 100 anos de idade,  ele fez o seu berçario, crescendo as espécies separadamente para depois, pacientemente, enxertá-las em uma mesma árvore base. Podemos imaginar porque o tempo para se criar uma unidade dessas é de mais de 5 anos, certo?

el-collagero-01-02-2017-19_32_35
Planejamento (esquerda) da árvore #71  plantada em Pound Ridge, New York. (www.treeof40fruit.com)

Antes de fazer os enxertos, Sam precisou conhecer cada espécie para saber sua época de floração e planejar, meticulosa e artisticamente, os locais de enxertia para combinar as cores e espécies e dar o ar escultural da árvore, que floresce na primavera e dá os frutos no verão (tempo do hemisfério norte). Dessa forma, ele criou, no meu ponto de vista, uma maravilha da natureza com suas flores em diversos tons de rosa, vermelho, roxo e branco.

el-collagero-01-02-2017-18_32_46

Ele precisou também estudar sobre enxertia para entender o processo e saber a melhor forma de executá-la, o que o levou a utilizar a técnica de enxertia lateral ou borbulhia (imagem abaixo). Esta técnica consiste em retirar um broto da árvore base (ou porta enxerto) e no lugar colocar um broto de outra espécie, prendendo-os com fita adesiva para garantir a cicatrização e o posterior crescimento do broto enxertado.

enxerto-treeof40fruits

Além da concepção artística, a motivação do autor também foi de conservação e preservação de variedades que não são produzidas comercialmente e nem estão disponíveis para cultivo. Variedades que foram deixadas de lado por não apresentarem grande valor comercial por serem menos saborosas que suas “primas” mais apreciadas. Assim, a árvore de 40 frutos não é só uma obra de arte mas também conta uma história do desenvolvimento e diversidade das espécies.

Até o momento, já foram criadas pelo menos 15 árvores distintas, atualmente espalhadas pelos Estados Unidos, plantadas em espaços públicos, museus, centros comunitários e em coleções particulares. Mas o autor ainda quer mais, como deixar para a humanidade um pomar inteiro de suas criações.

el-collagero-01-02-2017-19_50_15

As imagens são todas tão lindas que dá vontade de colocar tudo aqui. Mas para quem quiser ver e saber mais, vou deixar alguns links no final.

E eu, com meu espírito experimental, claro que tenho vontade de fazer a minha própria árvore multi frutas. Se eu conseguisse reunir pelo menos 3 espécies já ficaria feliz…rs. Quem sabe??!!

Beijos e até o próximo post!

 

Links para saber mais:

  • www.treeof40fruit.com  – Tem imagens de todas as criações do Sam, suas exposições, o berçario, e tem um PDF com a lista das 40 espécies que ele usou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.